Quem já leu o resumão do blog mas ainda não decidiu se é a sua área mesmo, aqui vai mais uma informação que se faz necessária na escolha sua profissão: a grade curricular de um estudante de Engenharia de Alimentos!
Eu, particularmente, acho necessário e indispensável o entendimento de cada disciplina do curso pois assim, a gente se familiariza e se prepara para o que vamos enfrentar e também descobre se faz parte do nosso interesse de estudo. É preciso gostar do que estuda para estudar mais e ter um melhor e maior rendimento.
Então, decidi postar a estrutura curricular da minha universidade (como já disse, estudo na Universidade Federal do Amazonas - UFAM) pra que vocês tenham uma ideia do que consta nela.
Como já foi dito em outras postagens, a profissão de Engenharia de Alimentos tem caráter multidisciplinar, ou seja, abrange diversas áreas do conhecimento, principalmente das áreas de Ciências Exatas como por exemplo, Matemática Aplicada, Físico-Química, Termodinâmica, Operações Unitárias e Ciências Biológicas como a Bioquímica, Microbiologia, Nutrição e Matérias Primas.
Vale ressaltar que cada universidade possui sua própria matriz curricular, a qual pode possuir disciplinas diferentes mas todas na mesma área do conhecimento que é necessária para o domínio da tecnologia de processamento dos alimentos.
Então, deixei aqui alguns links para que vocês possam conhecer as outras faculdades do Brasil e o que elas abrangem:
Espero (muito) que eu tenha ajudado a despertar o interesse de vocês na área. Procurem, explorem, busquem e conheçam a Engenharia de Alimentos em qualquer lugar que vocês estejam :-)
Abraços de tchau!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário